Linux é um sistema operacional desenvolvido com código aberto onde qualquer um pode estudar, modificar e distribuir a arquitetura de acordo com os termos da licença, assim como também usá-lo no dia a dia.

Linux usa a GPL, que traduzindo o termo seria licença pública geral.

Um pouco sobre a história

Para resumir temos um vídeo abaixo muito interessante sobre a história do linux:

Temos abaixo uma timeline de anos e distribuições que foram surgindo com o tempo:

Distribuições

Vantagens 

Maior velocidade de uso do dia a dia, sistema desenvolvido com otimizações de uso de recurso do computador.

No linux temos um ambiente propício para ao desenvolvimento de softwares, com recursos nativos para usar como o git ou docker, o que torna o S.O. ótimo para trabalhar, windows e macOS, são sistema operacionais bons, que servem também para o mesmo propósito, especialmente o macOS com kernel em UNIX com recursos e otimizações para trabalha com edição imagens e videos, tornando ele um bom conjunto, unindo o que há de bom no windows e linux.

Agora para usuários normais, o linux atende totalmente, vem com vários aplicativos instalados, para edição de textos com o libreoffice, firefox para acesso a internet, gerencia de pastas, tudo que você pode precisar no dia a dia.

Desvantagens

A primeira seria a área de jogos, que é bem deficiente em relação ao windows, softwares são desenvolvidos para algumas plataformas e quando são usadas em outras na qual não foram projetadas, não funciona corretamente, temos que rodar emuladores e VMs para poder utilizá-las e isso deixa a experiência ainda pior.

Para quem vem de uma stack windows, pode sentir um pouco de dificuldade pois o visual e a forma de fazer algumas coisas no linux é diferente, assim como no mac.

Algumas distribuições tem uma central de programas que podemos fazer atualização por lá e em outros só por linha de comando, o que vai exigir maior conhecimento dos usuários.

Para desenvolvedores

Quando falei de recursos nativos, isso nos dá mais praticidade e velocidade no trabalho, podemos usar o sistema operacional que quisermos, só que existe uma diferença ao usá-los, uma é recursos nativos outra é ponto de atuação, quando não temos recursos nativamente, vamos ter que recorrer a software para fazer uma emulação ou até uma virtualização da função que precisamos, isso custa processamento e consequentemente tempo.

Outro seria o ponto de atuação, quando desenvolvemos nosso software dentro de uma plataforma e colocamos ela em outra, isso pode gerar alguns problemas, por exemplo, vamos desenvolver um sistema para a web e vamos usar um servidor linux, faremos todos o sistema dentro do windows e ao colocá-lo em produção encontraremos problemas que não ocorrem localmente, isso pode acontecer justamente por alguma incompatibilidade do seu código com o que há no servidor e para detectar isso sem está usando linux localmente fica bem mais difícil.

Como falei anteriormente, desenvolver na plataforma nativa do software previne vários problemas. Se vamos trabalha com aplicativos ios, nada melhor do que fazer tudo isso dentro do macOS, vai facilita a vida, pois os recursos que precisa vão está disponíveis nativamente.

Conclusão

Software livre envolve vários campos, conhecimentos e experiências diferentes, isso possibilita ter uma maturidade no uso das ferramentas, usar com finalidade e não só pelo propósito de usar, queria passar um pouco da minha experiência com linux, espero que tenham gostado e obrigado a todos que leram até aqui.

Translate »