Esse texto reflete a minha história como profissional, minhas experiências dentro da tecnologia e mercado. Quero passar para quem está lendo como foi meu caminho, como também mostrar como o mundo da programação tem espaço para todos, que apesar das dificuldades podemos conseguir sim, agora boa leitura a todos.

Muitas pessoas quando entram para tecnologia sonham em ser ricos, ou acham que vão está navegando pela internet o dia todo, vendo qualquer tipo de besteira, quando entram em um curso técnico, graduação ou qualquer outro tipo de curso, mas quando veem o que é na verdade, os conhecimentos de vários tipos de tecnologia que se tem que ter para criar um app ou um site.

Dedicação é algo intrínseco a profissão e temos que ter essa noção antes de chega no mercado. Nada melhor do que um aprendiz, que sou eu, para falar sobre tecnologia e programação, do porque escolhi essa área e compartilhar um pouco do que aprendi até aqui.

E essa é a visão que temos que ter, sempre a de um aprendiz, por mais que tenhamos anos de mercado e profissão todos os dias podemos aprender algo novo e isso é a parte mais legal dessa área.

Infância

Começando pela origem de tudo, de quando comecei a ter interesse por tecnologia, que foi quando meus pais compraram um video cassete (Pareço velho agora), tínhamos apenas uma tv de tubo de 14 polegadas na época, quase todos os fins de semana alugávamos fitas para assistir e devolver na segunda feira, época divertida.

Quase igual…

Eu sempre tive curiosidade em saber como as coisas funcionavam, e ajustavam elas para funcionar como queria ou pelo menos descobria coisas que poucas pessoas usavam nos dispositivos da época.

Quando eu tinha 12 anos e chegava em casa depois do colégio para assistir meus desenhos, ligava a TV e todos eles ja tinha passado :(, sempre ficava bravo com isso, foi ai que descobrir que meu video-cassete fazia gravações da tela e não só isso ele agendava para determinado horário, parece besteira nos dias de hoje, mas eu tinha meus 12 anos, e internet e celular era sonho para muita gente.

Descobrir uma forma de conectar a antena da tv ao video-cassete e o cabo do video-cassete a tv, para que os canais continuassem normais e ninguém de casa percebe-se, programava qual canal e o horário iria gravar e quando chegava no momento certo o aparelho ligava, gravava todo o conteúdo e ainda rebobinava a fita, assim chegava em casa com todos os meus desenhos lindos para assistir.

Essa história parece besteira, mas é uma experiência de necessidade e aprendizado, novas tecnologias nascem para atender algo que o mercado precisa, as pessoas criam e trabalham para melhorem o seu dia a dia, fazendo mais e mais facilidades, hoje temos uber e ifood graças a essa busca.

Ensino Médio

Acredito que muitas pessoas que estão trabalhando com programação hoje, ao olhar para o passado se deparam com momentos assim, como descrevi, seguindo depois disso aos 15 anos, entrei para uma escola profissionalizante (Ensino médio / Técnico), onde tinham 3 tipos de cursos para escolher, um deles era informática o outro enfermagem e turismo, claro que escolhi informática, não me identifiquei com nenhum dos outros dois na época, e nem hoje viu.

Entrada do colégio

O curso era focado em programação, mal sabia o garotão, daí comecei a estudar, mesmo sem computador ou internet, código escrito no papel, aprendendo portugol (Linguagens de programação com estruturas em português, desenvolvida para aprendizado), estudando várias apostilas sobre lógica e orientação a objetos, colocando em prática em computadores cedidos pelo colégio, usamos o visualg para executar o que escrevemos nas aulas, foi assim a vida até chegarmos no Java.

Java trouxe vários tipos de aprendizado, contato com o inglês, lógica de programação e principalmente Orientação a Objetos, que me deu base para aprender cada vez mais java, desenvolvendo aplicações mais eficientes.

Durante o segundo ano participei de um torneio de melhor site, assim eu e um colega chamado Victor trabalhamos no nosso primeiro site, usamos na época uma ferramenta muito conhecida até os dias de hoje, chamada word, nela criamos arquivos html, criando tabelas e preechendo com informações, fazendo links entre as páginas. Assim criamos nosso primeiro site, sem conhecimento nenhum de html, servidores e internet, foi bem simples e diferente para o primeiro contato.

No teceiro ano, meu pai comprou um notebook, com muito esforço, tirou suas o dinheiro de férias, fez um grande investimento, confiou na minha capacidade, graças a isso facilitou ainda mais meus estudos e minha vida profissional e hoje posso ajuda-los muito mais.

Mesmo sem internet em casa comecei a estudar, comprei um pendrive e na LAN house pegava todos os programas e conteúdos que precisava para daí passar para o notebook, comecei a estudar sobre linux por influência de colegas, mas ainda usava muito windows.

No último ano do ensino médio tive uma cadeira focada em programação web, estudando html, css e php, usando o vertrigo para rodar tudo isso no windows, vinha com apache, que servia para roda as páginas que criava em html ou php, com banco de dados mysql, para armazenar e consultar informações deixas pela aplicação.

Comecei a usar o NVU como editor, passando depois para o Adobe Dreamweaver, ano muito divertido, aprendendo diversas coisas, compartilhando conhecimento com meus colegas e aprendendo muito com eles também.

Editor NVU
Adobe Dreamweaver

Daí vem minha paixão pela web, você tem o resultado conforme cria seu código, criar programas de forma rápida usando vários tipos de tecnologias, sempre estudava feliz, aprendi muito sobre PHP com um site chamado suporte da web, que começava seus vídeos falando “E ai galera”, bem básico, ensina de forma prática. Infelizmente o site não existe mais e os vídeos não encontrei mais no youtube.

Faculdade

Ao terminar o ensino médio com vários conhecimentos básicos de programação, entrei para uma empresa chamada microsoft e passei a ganha 20 mil reais por mês.

Até parece, meu primeiro trabalho foi em um caixa de supermercado, passando e embalando compras, network ainda era o que faltava, em questão de dois meses passei para o administrativo desta empresa, ficando um ano no total, dentro desse período comecei um curso de análise de sistemas e foi ai que dei meu primeiro passo para o mercado.

Na faculdade conheci Fábio Souza, grande amigo, conversamos muito no começo do segundo semestre de curso, falei sobre minhas dificuldades de achar emprego na área, sobre meus medos pessoas no mercado de trabalho, tinha meus 19 anos, foi quando ele falou o seguinte, “arrisque, o momento é esse, aproveite sua idade, suas responsabilidades atuais e encare tudo isso de frente”, deu vários conselhos na época e ainda hoje o faz.

Na semana seguinte ele foi a uma entrevista, a empresa se chama INBEC, empresa que atua na área de pós-graduação para engenheiros e arquitetos, a vaga era para um iniciante, não era para ele que já estava bem avançado, nesse momento viu uma oportunidade e disse que tinha um amigo a indicar, e apartir daquele dia comecei a trabalha com programação de forma remunerada, uns dos dais mais felizes da minha vida.

Emprego

Estive nesse emprego mais de 5 anos, trabalhando com tecnologias web, onde nesse período tive vários desafios como pessoa e profissional, que fizeram que eu amadurecesse e descobrisse formas melhores de começa. Nesse local conheci Ian Rodrigues um grande profissional, acredito que não poderia conhecer alguém melhor para ser meu mentor, mostrou caminhos que poderia seguir, trouxe vários conhecimentos e experiência dos quais não conhecia, além de ter virado um grande amigo assim como o Fábio.

Nessa empresa, trabalhei com WordPress, Codeigniter, Laravel, MySql, Docker, Vagrant, Vuejs e muito mais coisas, compartilhei muitos momentos felizes, crescimento como pessoa e profissional foram grandes, entrei ao 20 anos e saí ao 25 anos de idade, agora estou numa nova jornada, de onde quero sair maior, para assim como muitas pessoas que ajudaram no conhecimento que tenho hoje, também vou ajudar outras pessoas, através deste blog ou outros meios de transmissão.

Dicas para começar bem

O primeiro conteúdo que indico a estudar para quem está começando é PHP do Jeito Certo, lá você vai ter todas as informações necessárias para começa bem com PHP como o nome já fala, não poria indicar melhor, desenvolvido pela comunidade, reúne várias informações de boas prática, ferramentas e os melhores métodos desenvolvidos pela comunidades para se começa bem, além de ter em várias línguas.

Outro ponto que indico seria o uso de linux para seu dia a dia, quando usamos softwares no windows temos o encapsulamento de muitos programas em um só, isso é bom para instalar, ruim para customizar e resolver problemas, o linux te permite usar vários tipos de sistemas, fazendo a sua configuração e instalando só o que vai precisar.

Acreditem no que digo, ter um mentor que tenha muito conhecimento ajuda bastante na sua carreira de programador, ou qualquer outra carreira que queira seguir, tenha vários mentores, sempre acreditei que pessoas estimulam outras pessoas, fazem com elas queiram ser melhores, que evoluam, mostram que o céu não é o limite, dá a elas um poder de vislumbrar o que pode-se alcançar, ou até mesmo decidir o que quer alcançar, por isso tente encontrar alguém assim, ou pessoas assim, sua evolução vai mudar muito depois disso.

Último ponto que tenho a indicar é Read The Docs, leia sempre a documentação da tecnologia que está usando, muitos programadores fazem gambiarras no que estam fazendo por desconhecer o que a tecnologia que está usando faz, seus recursos e funcionalidades, esse erro traz perda de tempo, posteriormente bugs para resolver e com código mal otimizado, então antes de pensar em fazer alguma gambiarra, leia a documentação para saber se já existe o que você precisa.

Conclusão

Agradeço quem leu até aqui, acredito que escrevi bastante sobre minha história, espero que ajude a todos, levantando a moral e a força de vontade para continuar na área de tecnologia, espero contribuir cada vez mais com conhecimento, até o próximo post.

Translate »