Esse post visa dá uma introdução sobre laravel, minha visão como desenvolvedor, como também minha experiência de trabalho com ele, portanto não vamos discutir se ele é melhor do que outro ou algo assim. Boa leitura.

O que é um framework?

É um conjunto de código pronto para auxiliar no desenvolvimento de uma aplicação, seja ela em qual linguagem for, assim esse montante tem funções e módulos prontos para trabalhar, por exemplo, envio de email, recortar imagens, inserção de dados no banco etc.

Eles são criados para facilitar e aumentar a produtividade do desenvolvedor, fazendo que crie aplicações em menor tempo e tendo um padrão de projeto, onde outros programadores vão poder trabalhar e ingressar facilmente.

O que é Laravel?

Laravel é um framework desenvolvido em php pelo Taylor Otwell, tendo várias ferramentas para trabalhar com código, gerenciar e produzir aplicações, ganhando bastante popularidade entre os desenvolvedores php nos últimos tempos, pela sua documentação de fácil entendimento e rápida adaptação.

Comunidade aberta e grande, faz com que a discussão de problemas e novas funcionalidades ao framework cresça rapidamente, duas versões por ano, sendo uma com 2 anos de suporte, regras que ainda estão valendo até a data de submissão deste post. Tendo como disseminador de conteúdo o laracast, mostrando desde o básico ao avançado com a ferramenta, alimentando ainda mais a comunidade com conteúdo sobre laravel, php e até boas práticas de desenvolvimento. O nome ‘Laravel’ é só um nome inventado, pra tristeza de muitos.

Rapidez

Recursos de commandline e utilização de composer com estruturas pré prontas, fazem o framework ser bastante adaptativo e de rápido desenvolvimento. Eloquent vem para transformar sua experiência com banco de dados, assim como o trabalho com rotas, middlewares e requests. Utilizando o modelo MVC (model view controller), com recursos em javascripts para compilar sass e less, assim como também um criador de componentes vuejs (Sei que vuejs não é apenas isso, mas estou falando do uso dele dentro do framework).

Popularidade

Talvez o que mais tenha deixado popular seja a emoção de trabalhar os projetos com ele, ganhando produtividade, usando técnicas de desenvolvimento modernas, o código simplificado, limpo e que faz o trabalho bem feito, conquistando desenvolvedores, outro ponto é a comunidade, muitas pessoas que trabalham e gostam de compartilhar seu conhecimento, assim como eu. Vendo pelo lado das empresas, acredito que seja pela rapidez na entrega de produtos com um código fácil de manter, além da facilidade de programadores aprenderem a linguagem para usar em projetos, assim não tem ninguém que resista, mas nem tudo é flores.

Por que ganhou tanto mercado?

Quando o laravel surgiu já existia vários frameworks como zendcodeigniter e symfony, bem populares até hoje, tomando uma fátia do mercado o laravel chegou, conquistando os corações dos desenvolvedores e também das empresas. Teve seu começo em 2011, seguindo esse caminho até chegar na 5 versão do framework em 2015, com todo sua estrutura renovada, onde foi o divisor de águas e trouxe milhares de pessoas para o framework.

Taylor Otwell também criou várias ferramentas para auxiliar os desenvolvedores e as empresas, claro que apartir do laravel.

Forge

Forge foi criado para configuração automatizada de servidores, assim você pode criar instancias na amazon, digital ocean de forma mais simples e centralizada, independente de usa laravel ou não. Não é uma ferramenta gratuita, cobrando uma mensalidade para usa-la.

Spark

Ferramenta com vários módulos prontos de cobrança, gerenciamento de times, autenticação por rede social e mais, para importar no seu laravel, spark também é pago.

Horizon

Horizon pode ser importado para o laravel apartir da versão 5.5, serve para a gerencia de filas e jobs executados em background, tendo uma interface para monitoramento, sendo gratuito.

Envoyer

Trabalhar com deploy automático no Envoyer de suas aplicações é muito simples, assim como outros serviços ele é pago, valendo muito apena.

Nova

Nova seria um construtor de admins, bem completo, com criação de CRUDs e sistema de busca, tudo pronto, projeto tem bem mais coisas, acredito que vale apena da uma olhada.

Lumen

Lumen é um mini framework baseado em laravel, onde serve para pequenos projetos, e que você pode ir evoluindo ele até chegar ao laravel que conhecemos.

Ele é bom para projetos em que não vão precisar de todos os recursos nativos do laravel, como por exemplo autenticação e envio de emails, sendo mais perfomático e simples que seu irmão mais velho.

Ferramentas

Necessário para executar o conteúdo deste post:

Colocando para funcionar

Através do terminal crie uma pasta em algum local que preferir, assim execute o comando abaixo para baixar o framework:

composer create-project --prefer-dist laravel/laravel 'NOME-PROJETO'

Onde tem NOME-PROJETO, coloque o nome que desejar, depois pelo terminal entre no projeto:

cd /'NOME-PROJETO'

Na sequência:

php artisan serve

Ao fazer esses passos vá no browser e cole http://127.0.0.1:8000, se aparecer algo como na imagem abaixo foi porque ocorreu tudo bem.

A partir daqui você vai moldando a aplicação como você quer, seguindo a documentação.

Conclusão

Não existe bala de prata, sou do tipo que acredita que tem tecnologias certas para ocasiões certas, assim faça uma análise a partir dos seus conhecimento use laravel ou outro framework, conhecimento de outras tecnologias é sempre bom, assim como outras linguagens, como o próprio Taylor Otwell, antes tinha um background de .NET, e assim pode ser com você ter cada vez mais conhecimentos, onde não inutiliza outros e sim soma. Bom isso é tudo, obrigado por lerem até aqui.

Translate »